Em São Paulo os apartamentos diminuíram 28% nos últimos 5 anos. O tamanho médio de um apartamento passou de 127, 89m2 para 81,34m2 em 10 anos. A boa notícia é que com as dicas certas, seu apartamento pode parecer maior, funcional e mais aconchegante.

Dicas:

1 – Use e abuse de cores claras. Elas dão uma sensação de amplitude. Isso não significa, no entanto, que você não possa usar tons escuros. Uma boa ideia é usá-los em móveis ou objetos (como almofadas ou quadros). Outra sugestão é escolher uma das paredes e pintá-la com uma cor mais viva.

2 – Usar espelhos na decoração é um ótimo truque, pois amplia os espaços. Em uma parede inteira eles têm o poder de dobrar a profundidade de um ambiente. Nada impede, no entanto, que você use pequenos espelhos em conjunto. Eles dão leveza e suavidade ao ambiente.

3 – Quem mora em apartamento pequeno pode fazer uso dos móveis multiuso. Sofás que viram camas, mesinhas laterais que se tornam mesas de jantar, estantes que dividem ambientes e escadas com gavetas são ótimos exemplos.

4 – Na hora de escolher o sofá, meça com muita atenção o espaço que você tem. Uma boa dica é escolher um sofá de 3 lugares coordenado a uma poltrona ou 2 puffs. Conjuntos com sofás grandes devem ser evitados, pois além de comprometerem o espaço, atrapalham a circulação.

Para o quarto…

5 – Se seu apartamento tem apenas um quarto, o sofá-cama pode ser uma ótima aquisição. Ele é uma opção para você receber confortavelmente alguma visita.

6 – Você tem muitos livros? Então sabe que eles ocupam muito espaço em armários ou guarda-roupas. Uma opção são os nichos para livros afixadas em paredes. Como eles ficarão sempre altos, isso economiza espaço no chão e deixa os móveis livres.

7 – A TV embutida em um painel na parede é uma dica muito útil e bastante usada. Dessa maneira, você terá mais espaço para organizar outros eletrônicos.

8 – Gavetas na cama ajudam muito na hora de organizar o Quarto e poupar espaço. Alguns modelos box já vêm com elas.

9 – Ao invés de uma luminária sobre o criado-mudo, use uma arandela. Assim você terá mais espaço para colocar pequenos itens e organizar seus objetos.

10 – Para trazer cor e detalhes ao quarto, invista em tapetes e roupas de cama mais coloridas, harmonizando com o resto do cômodo.

11 – Se o quarto acomodar mais de uma pessoa, não tenha medo de substituir a cama tradicional por um beliche ou treliche.

12 – Tem muitos objetos que valem a pena na decoração? Usar a cabeceira da cama para organizá-los é uma ótima ideia!

Para o banheiro…

13 – Primeiro, minimize a quantidade de objetos que devem ficar sobre a pia. Remédios, perfumes e maquiagens não devem estar em banheiros pequenos. Além de atrapalharem a organização do espaço, os produtos podem acabar estragando, por conta das variações de temperatura.

14 – Cestos são ótimos aliados para guardar objetos no banheiro.

15 – Prateleiras pequenas e nichos nas paredes te ajudam a manter as coisas mais organizadas e multiplicam os espaços.

16 – Escolha uma das paredes e use cerâmicas coloridas ou estampadas. Existem muitas opções no mercado, desde pastilhas de vidro até mesmo peças que lembram ladrilhos hidráulicos.

Para a cozinha…

17 – Na hora de organizar os utensílios, uma boa ideia é instalar prateleiras altas e ganchos para pendurá-los na parede. Além de facilitar na organização, esse truque ajuda muito na hora de cozinhar, pois todos os itens mais utilizados estão ao alcance das suas mãos.

18 – Mesinhas dobráveis são curingas em cozinhas pequenas.

19 – Você sabia que a iluminação pode ajudar a aumentar o seu espaço? Sendo assim, se sua cozinha tiver janelas, procure não cobri-las, dessa maneira você aproveita melhor a luz natural.

20 – O fogão cooktop, além de ter um visual super moderno, é uma ótima opção para ganhar espaço. Como você não vai se preocupar com o forno,  pode aproveitar o espaço abaixo do fogão para guardar alimentos e utensílios.

21 – Se a sua cozinha for integrada à sala e você quiser uma opção mais discreta, use armários com linhas retas, sem puxadores e da mesma cor da parede. Assim, ela interfere menos na decoração da sua sala.

Para a varanda…

22 – Plantas com vasos grandes ficam muito bem no chão. Para vasos pequenos, use prateleiras de madeira ou aparadores.

23 – A sacada pode ser um ótimo lugar para receber os amigos, tomar um café ou relaxar. Para isso, uma boa sugestão é ter uma mesinha com cadeiras dobráveis.

24 – Outra boa sugestão é decorar a sacada com futons e almofadas revestidas por materiais impermeáveis. Aposte em móbiles, velas ou lanternas.

25 – Para dar um toque rústico, use no piso um deck de madeira. Além de deixar o espaço aconchegante, esse material permite a drenagem da água da chuva para o ralo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here