Conheça lugares abandonados que se tornaram galerias de arte urbanas

0
80

Quando artistas de rua procuram por uma galeria para mostrar sua arte, certamente acabam não escolhendo os cubos brancos – apesar de o movimento de inserção de street art em espaços institucionalizados é um movimento crescente e bastante polêmico no meio. As galerias que ocupam são outras, prédios abandonados, espaços subutilizados, ou até mesmo paredes de estacionamentos de centros comerciais. Não importa onde, suas escolhas sempre são interessantes e dialogam com a própria pintura. Veja abaixo uma seleção:

a98943_nomerz-church

A artista russa Nikita Nomerz teve a ideia de recauchutar a fachada de prédios abandonados, adicionando elementos faciais a elas, criando rostos.

10-storey building slated to be demolished is decorated inside and out by street artists, Paris, France - 30 Sep 2013

O proprietário da Galeria Mehdi Ben Cheikh veio com a brilhante ideia de recuperar um prédio de 10 andares abandonado em Paris, convidando 100 artistas para criar obras no interior do edifício, transformando a coisa toda em uma galeria de arte de rua muito original chamada de Torre 13.

a98943_11820727293_33519c2645_z

O Projeto Z é uma iniciativa de arte que se esforça para trazer vida nova aos prédios abandonados ao redor de Detroit. Sua maior realização até o momento, foi transformar esta garagem de 10 andares em uma galeria de arte de rua, com o objetivo de trocar suas pinturas periodicamente, possibilitando com que mais artista participam e possam mostrar seus trabalhos.

a98943_2013-10-09-brooklynstreetartnanookslumlordprojectbaltimoreweb

Baltimore, Maryland é cheia de prédios abandonados que causam incômodo e tristeza à comunidade, de modo que um grupo de moradores decidiu transformar essas relíquias abandonadas em algo que os moradores possam se orgulhar.

Eles convidam artistas de rua para adicionar cor à fachada dos prédios ruínas, na esperança de chamar atenção dos governantes para a decadência destes edifícios. O projeto chama Slumlord Project, e a comunidade tem transformado o bairro inteiro em uma grande galeria de arte, um edifício por vez.

a98943_1000-shadows-herbert-baglione-2

Artista brasileiro Herbert Baglione estava na Itália em férias, quando ele se deparou com um hospital psiquiátrico abandonado, implorando para ser transformado em uma galeria, então ele começou a pintar sombras dos antigos residentes nas paredes. Suas intervenções chamaram atenção suficiente que pessoas começaram a ocupar o Hospital, agora não mais abandonado.

a98943_Paintpour

Artistas de rua tiveram uma oportunidade única no sudeste de Washington, quando foi dada a permissão  para transformar um prédio abandonado em uma galeria de arte underground.

O edifício foi sede de uma empresa que trabalhava com satélites espiões para o governo dos EUA, mas foi desocupado quando o setor industrial da cidade mudou para o centro, então artistas de rua foram convidados para ocupar o prédio até que este viesse a ser demolido.

a98943_83

Arte de rua toma muitas formas, desde murais de graffiti, instalações, objetos à obras de arte, mas os artistas franceses Ella e Pitr escolheram brincar com ilusões de ótica para seus murais interiores trippy, criado para chamar a atenção para o seu bairro degradado em Saint-Etienne, França.

Deu para ver que quando juntamos motivação+mobilidade social+muita tinta+ grafiteiros famintos por espaços teremos resultados bastante interessantes. Ocupar artisticamente espaços subutilizados, abandonados e que colaboram com um visual decadente para a cidade é uma solução criativa para melhorar o ambiente e ainda dar a oportunidade para artistas mostrarem seus trabalhos. Gostariamos de ver mais disso por aqui, não?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here