A arte de ser uma Pin-up

Conheça um pouco a respeito das pin-ups.

0
612
Pin-up - Gil Evegren

Muitos acham que as pin-ups surgiram na década dos anos 40 e 50, mas para falar a verdade elas surgiram no ano de 1890, tendo como seus principais criadores: O peruano Alberto Vargas, o qual praticamente criou o conceito de “pin up”, e que ficou muitoconhecido por suas várias ilustrações exóticas do nudez feminino.

O termo “Pin-Up” foi documentado pela primeira vez em 1941, no entanto, essa arte já aparecia em ilustrações desde 1890; vários artistas franceses como Jules Chéret e Raphael Kirchner que já traziam em suas pinturas mulheres em poses sensuais e com ar de ingenuidade, para aquela época as pin-ups eram extremamente ofensiva para os olhos da sociedade naquela época.

 

Com o passar dos anos, elas foram ganhando mais força, até que em 1941, junto a segunda guerra mundial, obtiveram grande destaque e isso se deve ao fato das imagens, catálogos e calendários dos anos 30 a 50, onde apareciam constantemente essas mulheres de ar inocente e ao mesmo tempo sensual, ficarem pendurados nas paredes dos locais onde os soldados residiam e, não menos comum, em várias oficinas, como ainda acontece nos dias de hoje.

 

COMPARTILHAR
Artigo anteriorConheça 6 fotógrafas que saíram do convencional
Próximo artigoLançamento – Sala do Galerista
Estudou cinema na NTFS( UK), Administração de Empresas na FGV e Química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil desde então. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo e pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil: Um local para unir pessoas com um mesmo interesse, a arte contemporânea. Faz o contato e organiza encontros com os curadores, artistas e colecionadores que representam o conteúdo do qual falamos no News

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here