Um dos fatores mais importantes a estar atento quando fotografar carros é manter uma composição limpa e deixar o carro ser o centro das atenções. E o que isso significa? Que você deve tomar cuidado com o que aparece na fotografia. Evite elementos distrativos, que chamem mais atenção do que o próprio objeto principal – neste caso, nada pode ser mais importante que o carro. Faça com que ele seja o ponto focal da sua fotografia.

1. Fotografe o carro em um ambiente com um fundo de cor única (seja em um estúdio ou em uma locação exterior), ou em locais de paisagens naturais ou arquitetônicas singulares (desde que a cor e a iluminação do carro dêem destaque a ele).


Mas como não é tão fácil ter acesso a tais facilidades ou localidades, as dicas a seguir vão ajudar a tirar boas fotografias e reduzir significativamente o tempo de pós-processamento da imagem:

2. Dê close-ups em detalhes. Se o carro estiver em um local que não oferece um cenário atrativo, fotografe-o mais de perto e evite mostrar o ambiente a sua volta.

Para maior aproximação e evitar ter que cropar (recortar) a fotografia no pós-processamento, experimente utilizar uma lente de macro ou acessórios de macrofotografia.

3. Utilize técnicas como o panning para desfocar o plano de fundo, enquanto deixa o carro em foco perfeito.

4. Utilize cores em sua composição. Por exemplo, um carro vermelho tem muito mais chances de sobressair em uma foto do que um de cor mais neutra. E quando fotografar carros de outras cores, procure posicioná-los contra um fundo de uma cor contrastante.

5. Aproveite encontros ou exposições de carros para fotografar padrões formados por diversos modelos similares reunidos.


5. Aproveite encontros ou exposições de carros para fotografar padrões formados por diversos modelos similares reunidos.

6. Fotografe o interior

Não se prenda apenas ao exterior do carro. Fotografar o interior é essencial para um registro completo. Registre detalhes do design e acabamentos internos, como o painel, o volante e os itens multimídia. Mostre as luzes e os instrumentos acesos. Experimente fotografar com uma lente olho de peixe, para dar uma sensação de amplitude. Ao utilizar uma lente olho de peixe, tenha em mente que a imagem fica distorcida – para aprender como remover problemas de distorção, visite nossa página de distorção radial.

7. Potência não é nada sem controle

Os pneus, as rodas e as pinças e discos de freio são itens bastante importantes e por isto merecem ser fotografados.




8. Mude o ponto de vista

Fotografias na altura dos olhos nem sempre vão render as melhores composições. Experimente fotografar abaixado ou de ângulos mais altos.

Você também pode produzir quadros com as fotografias tiradas de carros. É só mandar um email para galeria@photoarts.com.br ou entrar em contato pelo whatsapp (11) 95020-8188

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here