Quando se começa a planejar a decoração corporativa, deve-se pensar que o espaço precisa influenciar positivamente a produtividade dos funcionários. Por isso, é essencial que todo o projeto seja pensado de forma que os funcionários se sintam confortáveis.

1. Ambientes Abertos

Para evitar cada vez mais a verticalização da gestão, uma forte tendência que já vem sendo praticada é a adoção de ambientes mais amplos, abertos, espaçosos e unificados. A figura do chefe em uma sala separada caiu em desuso há bastante tempo e agora os colaboradores ficam todos reunidos em um mesmo local, com possibilidade e facilidade de interação entre eles. Separe apenas uma sala para reuniões e comunicados importantes com a equipe inteira, caso seja necessário. Ela deve ser ampla e arejada, pois também poderá servir para receber clientes e autoridades.

As antigas divisórias que segregavam as pessoas foram substituídas por mesas grandes e compartilhadas, capazes de acomodar toda a equipe de trabalho. Em forma de círculo ou dispostos lado a lado, todo mundo divide o mesmo espaço. Os modulados são uma excelente opção para cumprir o propósito, pois podem ser feitos sob medida e de acordo com o gosto e necessidade de cada grupo de colaboradores.

2. Cores Neutras

Outro ponto forte para a decoração de ambientes corporativos é a preferência por cores claras, neutras e em tons pastel. Elas causam uma sensação de conforto para quem tem de ficar muitas horas dentro do mesmo espaço, concentrado no trabalho e nos afazeres do dia a dia. Uma boa dica é usar a cor do logotipo da empresa para reforçar a marca, mas variando para os tons mais claros na paleta de cores. Assim é possível fixar a marca no imaginário dos trabalhadores e clientes, além de oferecer conforto visual aos que frequentam o espaço.

3. Iluminação Natural

Por vivermos em um país tropical, em que o ano todo faz sol em grande parte do Brasil, é possível usar e abusar da iluminação natural na decoração de ambientes corporativos, especialmente se a construção tiver grandes aberturas, como janelas grandes. A luz natural combinada com cores claras traz leveza e serenidade ao local de trabalho, permitindo que os colaboradores passem horas sem o sentimento de peso e cansaço ao final do dia.

Não tem nada pior do que terminar um dia de trabalho intenso e se sentir com a cabeça estar pesada, sem vontade de voltar à empresa no dia seguinte. A preocupação por deixar o ambiente corporativo cada vez mais agradável é justamente por este motivo. É preciso que o funcionário sinta-se tão bem no local a ponto de não notar as horas passarem.

4. Móveis Ergonômicos

Conforto é a palavra de ordem. Agora os móveis podem ser ajustados de acordo com o gosto de cada colaborador, para que ele se sinta o mais confortável possível no ambiente de trabalho. As mesas podem ser ajustadas na altura e as cadeiras possuem design diferenciado. Os armários, para ocuparem menos espaço, possuem portas de correr, e não mais aquelas de abrir e fechar para fora. O interior das estantes também pode ser modificado de acordo com a necessidade, pois as prateleiras passam a ser móveis.

5. Recursos Sustentáveis

A preocupação com o meio ambiente está cada vez mais forte e quanto mais for possível minimizar o impacto, melhor para as gerações futuras. A sustentabilidade é um forte conceito nas tendências de decoração para ambientes corporativos. Um exemplo prático deste conceito é a utilização de lâmpadas de LED, pois além de possuírem maior vida útil, produzem energia de forma mais eficaz. Para evitar o desperdício e estimular o uso consciente da água, adotar torneiras e descargas ecológicas também são maneiras de contribuir com a sustentabilidade do planeta.

6. Espaços de Convivência

Quanto mais confortável e prazeroso for o local de trabalho, consequentemente, mais produtivo ele também será. Há uma forte tendência atualmente de construção de áreas de recreação e espaços de convivência nas empresas, em que os colaboradores podem ter um momento de descanso e também de lazer, com salas de jogos, lanchonete e cafeteria, quadras esportivas, ambientes de leitura e até cinema.

Algumas empresas, mais modernas e descoladas, possuem até quartos para quem quiser tirar um cochilo no meio do expediente, com frigobar, banheiro com ducha e camas super confortáveis. Quem é que não quer trabalhar em um lugar assim?

7. Obras de Arte

É preciso muita atenção ao escolher quadros decorativos para o ambiente da sua empresa. Afinal, eles expressam exatamente a mensagem que você quer passar aos seus clientes. Por isso, escolha um quadro que possa combinar com as ideias e a missão da sua empresa.

Pode parecer um pequeno detalhe, mas a escolha de uma boa decoração para a recepção ou salas de reunião e, principalmente o escritório, é um dos pontos que parceiros e clientes observarão assim que forem conhecer sua empresa.

Como escolher as obras?

Quadros com temática urbana, abstrata e natureza são as últimas tendências quando falamos em decoração corporativa.

Precisa de ajuda para escolher seus quadros? Clique aqui e nós iremos te ajudar.

Caso você já tenha escolhido a sua imagem, clique aqui para produzir seu quadro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here