Light Painting e suas peculiaridades

Uma câmera com longa exposição, tripé, lanternas de diferentes cores, um cenário escuro e você estará pronto para fazer sua própria foto com light paint.

0
396

Utilizando uma câmera fotográfica que tenha a opção de longa exposição, a técnica do light paint consiste em fotografar em um ambiente totalmente escuro ou que tenha pouca iluminação, um tripé ou algum lugar com estabilidade o suficiente para que a câmera fique completamente parada e uma lanterna com a luz da cor de sua preferencia para que possa “desenhar com a luz”. Essa técnica tem tudo haver com iluminação, são feitas fotografias que parecem telas com desenhos de luz em várias formas, tamanhos e cores.

“Picasso’s Light Drawings”

A primeira fotografia registrada surgiu no início do século XX em 1935, chamada como lightpainting seria reconhecida, com o artista americano Man Ray; 27/08/1890 há 18/11/1976. Em 1949, Gjon tirou uma das mais famosas fotografias de lightpainting da história, a “Picasso Draws a Centaur”, na qual o artista plástico espanhol Pablo Picasso desenha um Centauro no ar, usando uma pequena lanterna, e juntamente com o artista criaria uma série de fotos conhecidas como “Picasso’s Light Drawings”.

 

Cláudia Furlani – Niteroi

Nos dias atuais essa técnica é muito utilizada em propagandas, ensaios fotográficos e principalmente para fotos decorativas, como uma de nossas fotografas Claudia Furlani. Ela  formada em Artes Plásticas, e Design. Pós-graduada em arte terapia, foi professora na Escola de Artes da Associação Paulista de Medicina. Suas fotografias estão na Photoarts e em galerias na Itália e Nova York, ela utiliza em algumas de suas fotos a técnica do light painting.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here