Na hora de escolher os quadros, muitas vezes um detalhe acaba passando despercebido: a moldura. De acordo com o tipo da obra escolhida, é importante tomar certos cuidados no momento de escolher o tipo de moldura, já que ela deve formar uma combinação harmoniosa com o quadro.

Escolher a moldura errada pode comprometer muito mais do que a informação em si, mas também todo o projeto de decoração. Ou seja, ao colocar aquele quadro na parede, todo o clima que se pretendia criar vai por água abaixo.

Como escolher a moldura certa

São vários os detalhes que precisam ser observados na hora de escolher a moldura ideal para cada ambiente e o tipo de obra que será utilizada.

  • Sempre procure combinar o desenho da moldura com o tema da obra escolhida, ou seja, para obras mais simples e com temas mais leves, o ideal é utilizar molduras retas e pequenas. Já para obras com temas mais marcantes ou mais complexas, pode-se utilizar molduras mais trabalhadas e espessas, de acordo com o visual que se deseja criar.

  • Caso o quadro tenha pinturas ou texturas em cores quentes, como o amarelo, vermelho e o marrom, o ideal é utilizar molduras com tons semelhantes para não criar um contraste muito grande. O mesmo vale para obras que possuam tons mais frios como o branco, o azul e o verde. Nesse caso, é possível usar molduras em cores como o prata ou similares. Dessa forma evita-se chamar a atenção para a moldura.

  • Para realçar o efeito de perspectiva de uma obra, dê sempre preferência a molduras com uma forma côncava, ou seja, com o meio menos elevado que as bordas. Já para obras sem perspectiva, procure utilizar molduras convexas (com o centro mais elevado que as bordas). Dessa maneira é possível distanciar o quadro em relação à parede, dando maior destaque a obra.

  • As cores do passepartout (o papel que separa a obra da moldura) também podem interferir na sensação de perspectiva da obra. O uso de cores marcantes ajuda a realçar essa sensação. Já as cores mais neutras como o preto, o cinza e o branco (clássico) podem reduzir ou mesmo não interferir na perspectiva da obra.

Escolher a moldura certa não é uma tarefa impossível. Basta tomar alguns cuidados e prestar atenção em pequenos detalhes para fazer a escolha certa!

 

Precisa de ajuda para escolher seu quadro? Clique aqui.

Se você já tem uma imagem, clique aqui para produzir seu quadro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here