Confira a série “Sobras Revisitadas” de Edu Monteiro

0
153

Edu Monteiro é gaúcho e atualmente reside no Rio de Janeiro. Quem acompanha sua carreira o vincula ao Fotonauta, estúdio responsável por campanhas badaladas para Nike, Olympikus, entre outras, além de colaborações para importantes publicações como National Geographic, World Soccer e Placar. Ocorre que o trabalho com arte contemporânea, antes apenas uma atividade paralela, passou a tomar muito mais tempo do fotógrafo. “As possibilidades do meu trabalho como fotógrafo se expandiram muito com o meu interesse pelas artes plásticas. E esse processo ganhou um ritmo maior com as aulas na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV) e o mestrado em ciência da arte pela Universidade Federal Fluminense (UFF).”

Confira algumas das obras de Edu:

 

Quando, na década de 1980, o fotógrafo Geraldo de Barros desenvolveu sua série “Sobras”, a intenção era a de resgatar fotografias antigas e trabalhá-las em sua forma e conteúdo através dos processos de montagem e edição de imagens que eram já entendidas como memória ou como registro da história de sua vida.

De igual modo, este mesmo processo inventivo, que propõe a manipulação artística dos objetos existentes no mundo, encontra-se presente na série “Sobras revisitadas” de Edu Monteiro, em que novos significados são costurados à velha aparência das coisas (não deixa de ser proposital, assim, o emprego pelo artista de linhas de costura e agulhas nas imagens dessa série) e outros modos possíveis de se ver o mundo vão sendo, gradualmente, construídos.

 

Confira mais obras de Edu em: http://www.photoarts.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here