A decoração em estilo retrô na verdade engloba várias décadas de estilos, e o próprio termo é usado para descrever quase todos os temas de decoração que são influenciados por tendências e estilos do passado.
E essa definição significa que praticamente qualquer época poderia ser considerada “retro”, o termo é mais comumente usado para descrever a decoração dos anos 50, 60 e 70. Volte um pouco mais longe e você estará fazendo uma ponte sobre o estilo vintage.
O estilo retrô de decoração geralmente tem uma sensação divertida e animada, com cores brilhantes, desenhos selvagens e um senso geral de “flair”. Basta pensar nos tecidos e texturas durante os anos 60 e você terá uma ideia do que sua decoração precisa para realmente capturar a essência do estilo retrô.
Como o estilo retrô exige uma abordagem ousada, também requer uma certa personalidade para isso. Não há nada descontraído ou casual sobre decoração de estilo retro. Pelo contrário, é alto, ocupado e definitivamente “funky”.
Então, como você pode trazer um estilo retrô de decoração para sua casa? Vamos dar uma olhada em alguns elementos comuns deste estilo de decoração energizante:

Mobília retrô do estilo

A mobília de estilo retro tem uma sensação abstrata, com cada peça quase lutando pelos holofotes como o ponto focal da sala. Sofás são amplos e alongados com almofadas multi-coloridas para uma adição de cor. Bancos de bar cromados brilhantes com assentos vermelhos brilhantes chamam a sua atenção para um bar molhado ou uma cozinha estilo lanchonete, enquanto as poltronas Mitt e os pufes de peças de quebra-cabeça proporcionam assentos exclusivos para os hóspedes.

As cores na decorações retrô

Uma das maneiras mais fáceis de dar a um quarto uma sensação retro é escolher cores retrô. Felizmente, isso não é difícil de fazer. O abacate verde é de longe a escolha de cor mais popular, seguida de perto pelo amarelo mostarda e combinações de marrom, preto, branco e vermelho. Além disso, roxo e rosa quente ambos fazem uma grande adição à sua decoração retro. Não se surpreenda ao encontrar itens que tenham um pouco de tudo, com misturas de laranja brilhante, verde, azul índigo e amarelo em uma única peça. Tecidos tingidos, padrões xadrez e estampas paisley elaboradas também eram uma marca registrada da época.

Texturas em interiores retrô

Esta é uma área onde decorar estilo retro realmente passa por cima. Quando você pensa em estilo retrô, você primeiro pensa em carpetes felpudos, plásticos suaves, vinis suaves e veludos amassados. Lembre-se, tudo é ousado quando você está decorando no estilo retrô, então não tenha medo de texturas. Quanto mais melhor.

Acentos retrôs

Não há limite quando você está falando sobre acentos e acessórios. Tapetes felpudos, grânulos de portas, lâmpadas de lava, mesas de skate e bancos de areia. Arte e esculturas são tipicamente ousadas e incomuns, inclinando-se mais para peças abstratas do que simples paisagens e natureza-morta.

Pisos para uma sensação retrô

Há apenas três opções com piso quando você escolhe decorar estilo retro – madeira natural, carpete felpudo e uma mistura ousada de azulejos colocados em um padrão quadriculado.

Iluminação Retrô Divertida

Lâmpadas de assoalho e lâmpadas com tons quadrados ou com franjas são maravilhosas escolhas retrô. Ou escolha um lustre multicolorido de muamba que se conecte a uma tomada de parede e apresente um cordão pendurado no gancho.

Puxando-o para um look retrô total

O estilo retro de decoração é combinar uma variedade de formas, texturas e cores para criar um visual único como a era que o influenciou. A mobília retro é robusta, durável e completamente utilizável. Tudo é útil e funcional. Móveis e acentos têm um propósito, como cortinas xadrez preto e branco ou a cadeira de saco de feijão verde-limão no canto.
A criação de uma decoração de estilo retrô funcional requer atenção a todos os detalhes, desde os candeeiros de parede laranja queimados ao telefone de secretária Kettle turquesa, que se encontra na sua mesa de cabeceira.
A coisa importante a lembrar ao decorar no estilo retro é livrar-se de todas as inibições que você tem sobre misturar cores e formas.
Não tente diminuir o tom de uma decoração de estilo retrô. É como tentar suavizar a música exagerada de Jimi Hendrix. Jogar algumas peças de decoração retrô-influenciado em sua casa não fará nada mais do que dar uma sensação desatualizada. Se você ama o visual Retro, esteja pronto para percorrer todo o caminho.

 

 

Matéria traduzida do site www.thespruce.com

Precisa de ajuda para escolher seu quadro? Clique aqui.

Se você já tem uma imagem, clique aqui para produzir seu quadro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here